sexta-feira, 19 de março de 2010

O Medo do Erro

No pouco tempo que agora eu tenho, tirei um dia pra vasculhar o orkut na comunidade Moda Lolita. E vi um tópico sobre "comentários maldosos de lolitas", ou algo que possa a se resumir a isso.

Uma das coisas que se repara em novatas em estilos é um certo medo dos comentários das veteranas. Algumas desistem logo na primeira crítica (que pode ter sido construtiva ao invés de ser para 'detonar'). Outras insitem no erro e tentam argumentar em sua defesa, protegendo o erro, recusando-se a admitir que errou.

Em comunidades para colocar fotos do estilo,  ainda tem aquelas que se diminuem, pedindo desculpas por várias coisas, se duvidar pedem desculpas até por terem nascido.

Para todos que gostariam de iniciar num estilo, apesar do nervosismo ao ver que seu look será julgado por outros, apenas umas palavras, para tentar perder esse medo de errar:
  • Você é analisado mesmo com roupas comuns de lojas de departamento. Por mais que ninguém te pare na rua , sempre tem quem comente.
  • Não precisa ficar gritando aos quatro ventos que você está vestido de estilo x, ainda mais quando não se tem muita certeza disso.
  • Se alguém criticou, aprenda com isso, tente corrigir o erro. Se você gosta mesmo do estilo, correrás atrás para não cometer mais gafes.
Acredito que é isso. Uma breve reflexão que ajude a encorajar as pessoas a se vestirem como elas querem e aprenderem a melhorar. (espero que realmente ajude!)

Créditos da imagem: achada uma vez no deviantart.

5 comentários:

  1. Gente,q horror!
    Fez muito bem,Ichigo.Cada um tem que vestir como se sentem bem.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, sempre vai ter alguém te analisando mesmo que vc nem saiba disso. Acho que duas dicas foram ótimas e não tem que deixar o povo se abater por errar ou não ficar como queria logo de cara u.uV

    ResponderExcluir
  3. olá!!
    concordo com você!!
    sempre tem alguém criticado seu estilo (mesmo que você não ouça)
    eu espero um dia poder fazer o estilo "certo" e tentar usar as críticas para eu melhorar...

    olha, eu estava pensando em fazer concurso público, mais fui chamada tão rápida para esse emprego. To super cansada... u.u
    beijos, até mais

    ResponderExcluir
  4. Eu vi numa comunidade orkut sobre lolitas uma rapariga que se veste de lolita e pensa que ela é que está certa e tava criticando algumas coisas que dizia que estavam erradas...quando nem estavam. Certo que, críticas contrutivas ajudam todas as pessoas a melhorar, mas, também há essa gente que tem a mania que só eles é que estão certos quando na verdade estão errados. ._.' God...

    Mas é, essas pessoas que desistem logo à primeira crítica deviam continuar, tentar olhar para as coisas e ver o que podem modificar para ficar certo. xD

    ResponderExcluir