domingo, 5 de setembro de 2010

Lolitas no Mundo Acadêmico

Lembram-se do período que estive bem sumida aqui? Estava fazendo um TCC (trabalho de conclusão de curso) tendo como público-alvo brasileiras que gostam/se vestem do estilo lolita. e o objetivo era criar uma coleção primavera-verão cujo adaptasse o estilo para o clima e o cotidiano brasileiro.  Darei umas dicas para quem quer fazer um trabalho de moda japonesa (em especial sobre lolita). Este post estara ilustrado com imagens do meu trabalho. Recomendo quem não saiba o que é o estilo lolita, dê uma lida neste artigo primeiro.


Referências:
Logo no início tive uma grande dificuldade em encontrar referências. Apesar da internet ser repleta de informações, não se pode confiar em tudo e assim professores pedem outras fontes mais confiáveis, como livros. Material em português é uma preciosidade, está em falta no mercado, mas tem. Você pode comprar o livro Tokyo Girls, por exemplo, que possui muitas ilustrações e fotos, além de uma definição do lifestyle dos estilos. Tem o filme Shimotsuma Monogatari, que pode ser encontrado com legenda em português na internet. Em revistas que envolvem cultura japonesa pode acabar encontrando também algum material. A Made in Japan, por exemplo,  já publicou uma matéria sobre as lolitas.

 Para quem sabe ler outros idiomas, tem a Gothic & Lolita Bible em inglês, publicada pela TokyoPop estado-unidense e a Gothic & Lolita Bible original, japonesa - mas acredito que a maioria dos leitores sabe mais inglês que japonês. Desconheço mais fontes de material em inglês e espanhol.

Pesquisa:
Como o Brasil não tem exatamente um lugar onde predominam o público que curte moda japonesa, se precisar aplicar um questionário, recomendo duas opções: eventos de cultura pop japonesa e internet. Mas tome cuidado com a segunda, pois podem responder a pergunta de maneira errada e pessoas fora do seu público-alvo responderem - e se duvidar, um engraçadinho até copiar suas perguntas para aplicar em outro trabalho (sim, isso aconteceu comigo).

Cursos onde pode virar tema de trabalho:
Moda japonesa pode sim virar tema de trabalho da faculdade. Além da moda, pode entrar na área de design em geral, publicidade, sociologia (pode ilustrar um comportamento kidult, por exemplo), artes... É uma boa maneira de sair do convencional.

Meu trabalho:
Iniciado em 2009 e concluído em 2010, teve como tema de inspiração a banda Sound Horizon. Através das músicas e personagens, surgiram vestidos e conjuntos com a elegância das lolitas. Em algumas peças fugi sim do lolita e simplifiquei, deixando apenas um esboço do que é o lolita. Minha peça favorita é o casaco (preto, da primeira foto do post), inspirada nos trajes que o Revo usa frequentemente em seus shows. 

Escolhi temas que me agradavam intensamente, mas depois de um ano pensando naquilo, acabou se tornando um trabalho enjoativo também. Tive problemas com costureira além da bibliografia. Mesmo não aguentando mais ver as peças de tanto que tive que passar e fazer várias coisas em cima disso, recebi elogios, ainda mais porque saiu do comum - não é a moda que vemos nas nossas ruas todos os dias.

Concluindo toda a história: você pode ganhar uns ontinhos extras por ter um tema incomum, mas terá que suar muito caso precise de muito material para se embasar.

Para finalizar, mais 3 fotos do catálogo:
Créditos: Cenário: DiGi Studio - Fotógrafo/Editor: Guime - Modelo/Designer: Bárbara / Ichigo / eu.

4 comentários:

  1. Inovar é sempre complicado, especialmente quando não se tem mta referência, mas é gratificante qdo se conclui ^^

    E vc está mto linda nas fotos XD

    ResponderExcluir
  2. Que legal!!! Me identifiquei muito, tbm fiz meu tcc de moda baseado nos visuais das revistas FRUiTS, principalmente lolita e decora! Foi mto mto divertido, mas tive a msm dificuldade q vc por causa da bibliografia, não achei nada muito além das que vc citou, mas no final fiquei mto satisfeita!

    Vc ta liiinda nas fotos, combinou perfeitamente com as roupas!

    Bjão!!

    ResponderExcluir
  3. Ola!!
    Finalmente descobri o que é um tcc (xD, eu não sabia) ><
    como o hidekee disse acima inovar é sempre dificil, mais sabe que eu gostei do resultado.
    Eu adorei o modelo em azul, conseguiu ficar brazuka e não perder o foco: lolitas!!
    Meus parabéns!! xD

    ResponderExcluir
  4. Tá, como assim tu tem um blog e eu NÃO sabia? XDDDD


    Adicionadíssima! XD

    ResponderExcluir