Um tutorial simples para confeccionar uma anágua (em inglês, pettitcoat). Pode ser feito tranquilamente por quem não tem muita habilidade na costura. Nas fotos é usada máquina de costura, masse não tiveres uma mas um bocado de paciência, pode fazer a mão. Os materiais são básicos e baratos, fáceis de serem encontrados.
Materiais utilizados:
Cetim
Filó
Elástico
Linha, agulha, alfinetes/clipe, tesoura, fita métrica.
Tamanhos:
O tamanho do tecido varia com a altura da peça. Pegue a fita métrica e meça onde você que que inicie e acabe (da cintura, do quadril, até meia-coxa, até o joelho...). Lembre-se que anágua deve ficar escondida, logo deverá ser menor que a saia que irá sobrepor. Depois de ter esta altura (vamos supor 50cm), acrescente 4 cm para o cós (pode mudar o tamanho de acordo com o do seu elástico) e 2cm para a bainha, ficará a todo 56cm. Este será o tamanho do cetim.
Para o filó (parece um tule mais rígido), irá variar pela quantidade de camadas desejadas. Com 50cm de altura, podemos ter 3 camadas de 20cm, 2 de 30cm... Quanto mais camadas, mais armado ficará. Para evitar ondulações, uma camada que cobrirá as outras, neste caso, uma de 50cm. Aviso: ao comprar o filó, não o desdobre!! Deixe-o dobrado para facilitar seu manuseio. Afinal geralmente ele tem 3m de largura.
O elástico deverá ser 70% ou 2/3 da cintura.
Passo-a-passo:
Pegue o cetim e uma as laterais, que são as ourelas, aquela parte com pontinhos. Você escolhe que lado ficará para fora, se é o brilhante ou fosco. É questão de gosto. Neste caso, o brilhante ficou para fora. Costure reto de ponta a ponta da ourela.
Agora faça o cós. Ele deve ter altura o suficiente para passar o elástico. Você pode fazer isso virando apenas uma vez ou deixar um acabamento melhor, virando a beirada para dentro. O importante é deixar espaço para o elástico. E mais importante que isso, não esqueça de deixar um espaço para entrar o elástico.
Dobre o tecido 2x para fazer a bainha e costure. A bainha ficará com cerca de 1cm.
Com um clipe de papel ou outro material, comece a passar o elástico pelo cós. Lembre-se de travar a outra ponta do elástico para ele não entrar.
Quando acabar, uma as pontas e costure para fixar bem. Puxe o cós para as pontas entrarem. Se desejar, costure o cós tampando o buraco.
http://img210.imageshack.us/i/24042010749.jpg/
A base está finalizada.
Com o filó ainda dobrado, meça as faixas do tamanho desejado e corte-as.
Comece a costurar o filó de baixo para cima. Você pode apenas colocar em cima com o caimento correto ou costurar de cabeça para baixo, que ele irá cair sobre a costura. Vá fazendo pregas ao longo da costura. Na última camada, deve ser de cabeça para baixo para a ponta do filó não ficar roçando em sua roupa.
Pronto! Anágua feita! Agora podes dar volume em saias e vestidos!
[Breve, foto da ánagua inteira decente]
------------------------------------------------------------
Resultado da enquete:
Como você conheceu a moda japonesa?
Anime 18%
Mangá 25%
Músicos 18%
Amigo 6%
Reportagem 6%
Aleatóriamente 25%
Total: 16 votos