domingo, 3 de junho de 2012

As divisões de Lolita

Ok, eu sei que já fiz um texto sobre as divisões de lolita anos atrás mas irei postar de novo a versão atualizada!

Muitos chamam a moda em geral de Gothic Lolita. Mas não é o certo pois Gothic Lolita é apenas um sub-estilo.  Algumas grandes temáticas ganharam status de subdivisão e ganharam nome específico,  mas se prestarmos atenção pode ser encaixado em um grande sub-estilo.

O subestilo Gothic Lolita predominam cores escuras como preto, azul, vermelho e roxo e o branco. Os motivos são góticos como cruzes, morcegos, flores... As grandes marcas são Moi-Memê-Moitié, Alice and the Pirates, Atelier Pierrot, Metamorphose temps de fille.

Sweet Lolita em japonês também chamado de Ama Lolita também tem a vertente Kote ou OTT que é o exagero da fofura e acessórios.
As cores  predominantes são claras e pastéis, cores primárias, preto e branco. Também tem o old-school que não é tão fofo, sem muita estampa nem acessórios e é mais sóbrio que o Sweet atual que usa motivos fofos e delicados como frutas, doces, bichinhos... Marcas famosas são Angelic Pretty; Baby, the stars shines bright; Metamorphose. É a divisão de Lolita mais utilizada hoje.

Classic Lolita também é chamado de classical, é o mais maduro e sóbrio, utilizando cores neutras. Os motivos são clássicos como listras, xadrez e florais. As saias tendem a ser mais longas que Sweet e gothic. As marcas Innocent World, Mary Magdalene, Julietter et Justine, Victorian Maiden representam o estilo.

Punk Lolita também e escrito como Lolita Punk no Japão, mistura a fofura e inocência das lolitas com agressividade e rebeldia do punk. As cores usadas são contrastantes, em geral são preto e branco ou preto com uma cor viva. As estampas são típicas do punk: xadrez, listras, caveiras. Usam muita sobreposição e acessórios agressivos. Marcas: Putumayo, H. Naoto, Black Peace Now.

O casual lolita simplifica pra ficar... casual! As roupas se tornam mais simplificadas, roupas menos armadas e usam até blusas de malha e outros itens não Lolita.



Quando o outfit possui uma cor predominante, recebe o nome da cor. Kuro Lolita é uma lolita que está de cima até embaixo de preto. Já a shiro é quando está de branco ou off-white. Já as Aka, Pink e sax Lolita são da cor + branco, sendo Aka vermelho, Pink rosa e Sax azul. No Brasil é falado mais em Kuro e Shiro, os outros 3 termos ficam esquecidos.

Para as princesinhas de plantão: Hime Lolita! Em seu outfit colocam acessórios de princesa como coroas e pérolas, seus vestidos tem um ar mais rococó: ou laços mais exagerados ou a aberturinha na frente mostrando a saia de baixo. Em geral é um derivado de Classic ou Sweet Lolita. A estampa mais comum é floral. As marcas mais pop do estilo são Angelic Pretty, Baby e Metamorphose.


Ero Lolita é um estilo mais maduro e sexy, muitas vezes puxado pro gothic Lolita. Usam alguns materiais alternativos como vinil, couro sintético, gostam de utilizar transparência e renda. Corset e bustier são peças que as ero gostam de utilizar, mas não é isso que irá definir o estilo. A saia tende ser mais curta que os outros estilos mas ATENÇÃO! Não chega a ser mini-saia! É somente para aparecer a barrinha da meia 7/8. Saia muito curta descaracteriza o estilo! Por fim, as marcas que atendem o estilo são Atelier Pierrot, Antique Beast, Atelier Boz.


Sailor Lolita tem a temática navy, que vai ditar as cores e estampas. As cores são as típicas de marinheiro e a pouca estampa que tem é listra e âncora, timão... a predominância geral é tecido liso e com algum detalhe bordado ou aplique. A linha formada é em A.



Guro Lolita são como bonecas quebradas de um filme de terror, em 90% dos casos usam vestidos brancos. Usam ataduras, tapa-olho tipo cirúrgico e mancham tudo de sangue. Seus acessórios combinam com o tema, podendo ser perfeitamente customizados para tal.


Para quem não quer ser a sailor boazinha e gosta de mar, pode ser Pirate Lolita! Com estampas de caveiras, listras , usam chapéus tricórnios, corsages e acessórios de pérolas. Para complementar o look, podem usar corselets, casacos e coletes.


Ouji é considerado unissex, podemos considerar que é o acompanhante perfeito da Lolita.  Também pode ser conhecido erroneamente de Kodona. As cores mais populares são preto e branco assim como as peças são shorts e colete. A marca que mais atende o estilo é Alice and the Pirates.


Finalizando os subestilos temos Wa e Qi Lolita que tem influência dos trajes típicos asiáticos sendo Wa Lolita para a japonesa e Qi Lolita a de indumentária chinesa.

Próximo Post: Vocabulário Básico

2 comentários:

  1. Olá!!
    Lembro do seu outro post sobre as subdivisões!!
    E como eu tenho vontade de fazer não sei qual dessas escolher!! kkkkk
    Eu tenho 2 daqueles colares de pano que eu ganhei, um com um gizo e um com uma flor nas cores preta e vermelha!! xD

    ResponderExcluir
  2. Acho que já dá para acrescentar o Steampunk não é? Ultimamente tenho visto muitas lolis com uma pegada bem classic ou até mesmo aristocrat, mas com engrenagens, binóculos e muita ponteira de ouro velho a tiracolo!

    ResponderExcluir