terça-feira, 22 de maio de 2012

Histórico da Moda Lolita

Olá! Este domingo dei uma palestra sobre o básico sobre o maravilhoso estilo lolita no Aniventure. E atendendo a pedidos, começarei a publicar o material que passei na palestra, começando com um resumo da origem do estilo. Abaixo deixarei links para quem queira se aprofundar mais.

Para entender melhor o estilo, é bom ver o que está por trás, de como a estética foi se formando até ter características próprias podendo dizer então se é ou não lolita. Na década de 70, dois shoujos com trajes esvoaçantes  fizeram muito sucesso. Candy Candy e Versailles no Bara, também conhecido como Rosa de Versailles ou Lady Oscar. Candy Candy se passa antes e durante da primeira guerra mundial e Versailles reconta a história de Maria Antonieta.

Candy CandyVersailles no Bara


Assim como as novelas no Brasil, os mangás e animes também refletem na moda japonesa.  Assim, vestidos delicados e femininos ganharam espaço e nas décadas de 70 e 80 surgiram dois estilos com grande influência para as lolitas: Natural-kei e Otome-kei. Rapidamente: Natural-kei possui muitos vestidos longos, sobreposição e cores mais clássicas e neutras, ar romântico e campestre e falta de silhueta definida.  Uma grande marca que representa o estilo é a Pink House. Otome-kei significa “estilo de garota” ou "estilo de senhorita", não tem definição fixa sobre esse estilo mas é muito confundido com Lolita pois também é romântico e delicado, mas em otome não se tem vestidos tão armados, em geral são bem mais simples que Lolita. Marcas desse estilo são Emily Temple Cute, Jane Marple e Milk.
Natural-Kei

 
Nos anos 90 lolita começou a dar seus primeiros passos. Marcas como Baby e Angelic Pretty já existiam  e as revistas de moda alternativa tiravam foto das garotas.  Somente em  98 que surgiu uma revista especializada no tema, a Gothic & Lolita Bible. Percebam que está tudo bem mais simplificado que agora, sem perucas, cílios postiços nem overdose de fofura.


Na foto abaixo já é do final dos anos 90, em outubro de 1999. Nessa época, Mana, guitarrista da Malice Mizer era um dos grandes ícones da moda.

 
Nos anos 2000 foi o grande ‘florescer’ da moda, pois a silhueta já estava definida e tinha várias marcas para atender o público. Foi no começo dos anos 2000 que o estilo começou a ser reconhecido mundialmente. As fotos mostram o que hoje chamaríamos de old-school lolita pois a moda atual tem muito mais estampas, poof e acessórios. Também no começo dos anos 2000 não tinham o uso dos sapatos cheios de laços e corações.


E por fim, atualmente temos muitos vestidos estampados, perucas, cílios postiços, circle lenses, um visual cada vez com mais informações e por vezes até mais artificial, colaborando com a imagem de boneca.



LINKS:

-Sobre Natural Kei (inglês)

Próximo post será sobre como montar um outfit básico.

Um comentário:

  1. Olá, Ichigo. Existem livros que historiem algo relacionado ao estilo lolita própriamente dito?

    ResponderExcluir