domingo, 29 de maio de 2011

Dolly Kei x Mori Girl

Olá! Mais um mês parada, que vergonha! Mas dessa vez meu PC está de volta para eu fazer uns tutoriais e reviews em vídeo!! Enquanto isso, vou fazer um post que ando prometendo pra mim: como diferenciar Dolly Kei de Mori Girl! Até criei uma categoria nova pro iki: Dolly e Mori! 

Mori
 Dolly-kei e Mori Girl são dois estilos que remetem ao passado europeu e, diferentemente do lolita, não tem releituras puxando pra temas góticos e açucarados e em geral não pegam referencias de realeza. Mas as Dolly e Mori podem também parecer saídas de conto de fadas dos irmãos Grimm. De acordo com este vídeo e o que meu inglês permitiu entender, o Dolly surgiu do Mori, por isso a proximidade.

Cores: enquanto as meninas Mori usam cores claras como branco, bege, creme, cinza, azul e marrom, as Dolly, além dessas cores,  usam também vermelho, verde, dourado e cores escuras. Temos casos de Mori com cores escuras, mas são bem neutras e tons como verde-musgo e marrom escuro.

Dolly
Tecidos & Materiais: as Mori usam geralmente tecidos mais leves e/ou rústicos,  com uns detalhes bordados. Tecidos de algodão são os preferidos. Detalhes em crochet, peças em tricot e coisas manuais mais rústicas são comuns.
As Dolly tem mais requinte, usam tecidos mais nobres como veludo e usam tecidos bem pesados também. Detalhes em dourado, bordados e outras coisas dão um chame a mais.Usa-se muita estampa nesse estilo, como florais, geométricos, étnicos...

Roupas: Geralmente usam vestidos e saias longos,  com sobreposição de casacos em dias mais frios. Algumas peças usam a técnica de patchwork. Tem uns looks inclusive que a saia arassta no chão.
Dolly usa saias, vestidos, coletes... Aparentemente, não tem regras de comprimento. Até hoje, não tenho snapshot de garotas da linha Grimoire usando calça, mas vi um bom parceiro da garota dolly, usando calça típica alemã (igual que usam na Oktoberfest). Se as roupas forem realmente antigas, melhor, peça desgastada não é problema!  Já na Virgin Mary e Cult Party, tem alguns toques retrôs mais atuais, com calça e bermuda.

Acessórios: As meninas do mori não usam muitos acessórios, quando usam, usam coisas bem artesanais, como faixas e gorro de crochet/tricot e chapéus.
Dolly-kei usam cintos largos,  xales, corsages, luvas, anéis... Mas tudo com equilíbrio e com temas e cores retrôs, combinando com o traje. Gostam muito de flores e animais. Meias também ganham destaque, geralmente são estampadas.

Make: As mori são bem mais naturais e simples quando se trata de maquiagem e cabelo. Usam cabelo solto com um acessório ou semipreso, e quando querem prender é geralmente rabo-de-cavalo ou trança. Já as dolly gostam de um make que valorize os olhos, usam circle lenses, cílios postiços... Mas nada de muito exagero. Já o cabelo pode ser tingido ou usar peruca, mas as madeixas sempre bem ajeitadas. Os cortes e penteados são bem variados, mas não são muito fãs de deixar o cabelo bagunçado.

Inspirações/influências: As mori girls, como diz o nome, são garotas da floresta. Ou seja, seus looks são mais inspirados na parte camponesa européia. Com um clima mais folk, cute ou nobre vem a meninas do Dolly-kei, que em alguns momentos lembram bonecas de porcelana.

Diferenças dentro do Dolly:

As meninas dolly do lado Grimoire são bem mais fáceis de identificar porque  as cores escuras e luxo são mais visíveis que as da Virgin Mary, que são mais cute e cores mais claras, na mesma faixa das mori/fairy-kei e usam jeans. Acaba parecendo até uma mescla de mescla de mori com fairy em alguns looks. Já o da Cult Party e Tarock é mais perto da Virgin Mary, só que caminhando pro lado da Grimoire.

   Acima, da esquerda pra direita: Grimoire, Virgin Mary, Tarock e Cult Party

 Deviantarts & Tumblr:
Acho um ótimo local de pesquisa. Nem sempre está com a divisão correta, mas tem um ótimo acervo!

 Em resumo, mesmo os dois estilos sendo vintages, com inspiração européia, as mori possuem um look mais fresco, rústico e confortável enquanto dolly são mais elegantes e folk.

Além de análise, usei essas fontes de pesquisa: