Um tutorial útil para todos estilos que pode ser usados por qualquer um: esta é a primeira parte que são dicas de conservação de peças em geral. Aos poucos, novas ficas para suas roupas e acessórios durarem mais.
Sombrinhas
Ao comprar sua sombrinha (ou guarda-chuva), faça esse simples ato na primeira oportunidade: passe esmalte incolor em todas as costuras dela. Isso evitará aqueles problemas do tecido soltando da estrutura metálica. As costuras desse tipo de produto são frágeis e tem tendência a se desgastar facilmente e o esmalte por cima garantirá que a linha permaneca no lugar
por mais tempo.
por mais tempo.
Meias
Sejam de algodão ou não, evite ao máximo emprestar suas meias. Porque as suas curvas são uma, de sua amiga pode ser outra. Nesta diferença, no empréstimo sua meia pode lacear e não te vestir tão bem, além de ter riscos de machar, rasgar, fazer bolinhas...
Lavagem: Evite usar a máquina, dê preferência lave a mão, com sabão neutro , jamais use alvejante e na hora de pendurar, tome cuidado para que não puxe os fios (para as meias finas), pedunre pelo cós/barra (que é mais resistente). Torça para retirar o excesso de água com cuidado. Caso o tempo esteja corrido, coloque dentro de um saco especial para lavar roupas delicadas ou uma fronha.
Armazenamento: Guarde sempre dentro de sacos, de plástico ou de pano, individualmente.
Primeira Lavagem: Uma dica que é muito passada (inclusive já vi em material pós-cirurgico) é o de lavar apenas com água, torcer e congelar. Quando estiver congelada, leve para secar naturalmente. Reza a lenda que aumenta a durabilidade do produto.
Como colocar uma meia-calça: Para evitar que fure, tire de você os objetos que podem engatar como pulseiras e anéis. Junte uma perna da meia num bolinho e coloque seu pé na abertura, desenrolando suavemente. Depois faça o mesmo com a outra perna. Seja para colocar ou para tirar, seja delicada, evitando puxões.
Remendo: Caso tenha arrebentado um fio de sua meia-calça, use esmalte incolor no local para evitar que o problema se espalhe.
Anágua é uma saia usada geralmente de forro, abaixo de outra, para dar volume. O maior problema é ela se manter com volume.
Armazenamento: Evite espremer este tipo de peça, colocando entre várias roupas, pois este tipo de peça pede camadas soltas. Caso precise pendurar, deixe a peça de cabeça para baixo, para as camadaspermanecerem mais tempo soltas.
Engomar: o tecido, ao vir da fábrica já possui uma goma e se você lavar, ela sai. O tecido engomado é mais duro, e com isso, garante o volume. Caso queira engomar, faça a receita que as vovós usavam para as roupas de lino: use amido de milho (maizena). Misture uma colher de sobremesa com 250ml de água, misture e leve ao fogo, mexendo sempre (pois pode empelotar). Quando engrossar o líquido, desligue o fogo, espere esfriar um pouco e mergulhe a peça. Depois deixe-a secar em superfície plana e quando esta etapa estiver concluída, passe com ferro (na temperatura apropriada para o tecido, não vá derreter nada!).
Outras dicas:
Saia Godê: por causa da maneira de cortar o tecido, caso você a deixe pendurada, tem risco de formar pontas.
Saia de Camadas: Caso queira manter volume, veja as instruções da anágua de armazenamento.
Detalhes em Cetim: Se sua roupa tem detalhes em fita cetim e você percebeu que está desfiando, queime a ponta da fita. Assim se criará uma camada protetora, mas tome cuidado para não queimar demais, pode deixar a fita preta.
Engraçado... Achei que tinha comentado ontem. Deve ter sido qdo a internet caiu u.u
ResponderExcluirBem, qdo eu li achei as dicas BEM úteis, especialmente para mim a do guarda-chuva xD
Já tive uns dois que estragaram na costura, mais na ponta mesmo, que acabei perdendo, mesmo estando bons =/
Valeu pelas dicas xD
olá!!
ResponderExcluirque legal essas dicas!!
acho que vou usar alguma, principalmente das meias!! n.n''
aquele teste é bem legal né?
a é, quer fazer parceria comigo?
beijos
até mais!!