quinta-feira, 24 de maio de 2012

Outfit Básico Lolita


Agora vamos aprender como montar um outfit básico! Vamos começar de cima pra baixo! Os acessórios de cabeça .. Podem ser bonnets, bows(laços), headresses (a faixinha), mini-cartolinhas, corsages (flores), presilhas, amarradores fofos... Uma infinidade de acessórios, mas tem que ter algum acessório.

 As blusas podem ser de manga curta ou longa, com corte elegante e romântico, geralmente ornamentadas com rendas. Dão pouca exposição de pele, a gola peterpan é bem comum. A última foto é um cutsew, uma peça para um visual mais casual.



Os vestidos podem ter manga (chamados de onepiece) ou sem manga (jumperskirt). Suas formas geralmente são com cintura no lugar e saia ‘cupcake’, linha  ‘A’ e império. Para os vestidos sem manga é recomendado usar uma blusa por baixo ou um cardigan/bolero por cima. O comprimento do vestido já armado deve ser próximo ao joelho.
As saias seguem a regra do comprimento dos vestidos. Podem ser pregueadas, lisas, com babados, camadas...  A cintura deve ser no lugar (altura do umbigo) ou alta.

 
Anáguas são essenciais para dar o volume no vestido/saia.  Umas dão formato cupcake e outras em "A" para a saia.



Bloomers não são obrigatórios mas são altamente desejáveis, pois assim você pode subir escadas sem se preocupar, assim como ficar “to nem aí” quando venta.




As meias podem ter comprimentos distintos: soquete, ¾, 5/8, 7/8 ou meia-calça. São opacas, geralmente de algodão. meias rendadas também são usadas.


 
Sapatos sãos os famosos sapatos de boneca, com faixinha ou no peito do pé ou no tornozelo. Também pode ter cordinha trançando na perna e botas. Sapatilhas sem salto algum não são bem vistas.


 Confira um grande catálogo das principais grifes lolita no Hello Lace.
Próximo post: subestilos de lolita

terça-feira, 22 de maio de 2012

Histórico da Moda Lolita

Olá! Este domingo dei uma palestra sobre o básico sobre o maravilhoso estilo lolita no Aniventure. E atendendo a pedidos, começarei a publicar o material que passei na palestra, começando com um resumo da origem do estilo. Abaixo deixarei links para quem queira se aprofundar mais.

Para entender melhor o estilo, é bom ver o que está por trás, de como a estética foi se formando até ter características próprias podendo dizer então se é ou não lolita. Na década de 70, dois shoujos com trajes esvoaçantes  fizeram muito sucesso. Candy Candy e Versailles no Bara, também conhecido como Rosa de Versailles ou Lady Oscar. Candy Candy se passa antes e durante da primeira guerra mundial e Versailles reconta a história de Maria Antonieta.

Candy CandyVersailles no Bara


Assim como as novelas no Brasil, os mangás e animes também refletem na moda japonesa.  Assim, vestidos delicados e femininos ganharam espaço e nas décadas de 70 e 80 surgiram dois estilos com grande influência para as lolitas: Natural-kei e Otome-kei. Rapidamente: Natural-kei possui muitos vestidos longos, sobreposição e cores mais clássicas e neutras, ar romântico e campestre e falta de silhueta definida.  Uma grande marca que representa o estilo é a Pink House. Otome-kei significa “estilo de garota” ou "estilo de senhorita", não tem definição fixa sobre esse estilo mas é muito confundido com Lolita pois também é romântico e delicado, mas em otome não se tem vestidos tão armados, em geral são bem mais simples que Lolita. Marcas desse estilo são Emily Temple Cute, Jane Marple e Milk.
Natural-Kei

 
Nos anos 90 lolita começou a dar seus primeiros passos. Marcas como Baby e Angelic Pretty já existiam  e as revistas de moda alternativa tiravam foto das garotas.  Somente em  98 que surgiu uma revista especializada no tema, a Gothic & Lolita Bible. Percebam que está tudo bem mais simplificado que agora, sem perucas, cílios postiços nem overdose de fofura.


Na foto abaixo já é do final dos anos 90, em outubro de 1999. Nessa época, Mana, guitarrista da Malice Mizer era um dos grandes ícones da moda.

 
Nos anos 2000 foi o grande ‘florescer’ da moda, pois a silhueta já estava definida e tinha várias marcas para atender o público. Foi no começo dos anos 2000 que o estilo começou a ser reconhecido mundialmente. As fotos mostram o que hoje chamaríamos de old-school lolita pois a moda atual tem muito mais estampas, poof e acessórios. Também no começo dos anos 2000 não tinham o uso dos sapatos cheios de laços e corações.


E por fim, atualmente temos muitos vestidos estampados, perucas, cílios postiços, circle lenses, um visual cada vez com mais informações e por vezes até mais artificial, colaborando com a imagem de boneca.



LINKS:

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Lolitas fora do "padrão"

Quando se apresenta o estilo lolita, o principal esteriótipo é: garotas magras, orientais ou ocidentais de pele clara, jovens. Assim tem algumas meninas que acabam desistindo pois não pertencem a este grupo estético. Passeando pela internet, fiz uma seleção de lolitas gringas que seriam fora desse "padrão" e que no final fizeram um bom outfit. Infelizmente a maioria das fotos não tive a fonte de saber quem eram as garotas. O post será enorme e pesado, então cliquem no título caso queiram vê-lo completo e com algumas dicas!