Olá! Temos muitas discussões sobre réplicas para nós, amantes da moda japonesa que moramos do outro lado do mundo. Frete, valores de grife e peso de nossa moeda e salário entram na roda. Mas a réplica que é cópia fiel da grife parece ser colocada no mesmo patamar da releitura. Aqui no Brasil talvez não tanto, mas muitas lolitas estado-unidenses tem aversão a Body Line (especializada em releituras de roupas famosas). Com base no que aprendi na útlima matéria da pós-graduação que estou fazendo, uma matéria específica para direito autoral e assuntos relacionados, irei falar o que pode, o que não pode e o que pode mas não deve.
Cópia x Releitura
Vou diferenciar os termos: cópia irei considerar neste texto a cópia total, a releitura é pegar a ideia e fazer semelhante como: estampa de morangos da Angelic Pretty e Baby, a Bodyline fez uma releitura e criou sua própria estampa de morangos. É considerado cópia caso o consumidor mediano (ou seja, um não-especialista) possa confundir o original com a cópia.
Direito Autoral e Registro de Design
Todos temos direito autoral de nossas criações. Caso você venda seu direito para uma empresa, você ainda permanecerá com o direito autoral moral. Mas não vem ao caso. É possível registrar seu design por um período de 10 a 25 anos, após isso, cai em domínio público somente caso não esteja ligado diretamente a uma marca. Mesmo se o produto esgotar, não é permitido cópia. Esse registro deve ser feito em cada país que deseja segurar seus direitos. Basicamente, se uma grife japonesa não registrou seu produto/estampa aqui, na China ou sei lá onde, pode fazer cópia.
Mas entra a questão ética, no qual eu diria: pode, mas não deve. Imagine, você passou uma semana ou mais pra fazer aquela super-estampa e/ou aquele super modelo daí chega um espertinho e copia seu trabalho em outro país e lucra em cima do seu trabalho sem você ganhar nada. Talvez você ganhe uma ação contra o sujeito, mas o criador do walkman demorou 30 anos pra ganhar seus direitos.
Porém, como disse anteriormente, é permitido a releitura, inclusive tem muitos produtos que tentam se assemelhar com os líderes de mercado, mas mantém sua individualidade (vejam embalagens de amido de milho). Ou seja, você adorou a estampa de carrossel "Sugary Carnival" da Angelic Pretty, você pode fazer um vestido qualquer com estampa de carrossel com doces também, desde que o consumidor mediano (ou seja, alguém que nunca viu nada do tipo lolita antes) consiga ver a diferença do seu produto com o da AP, que não vai se confundir logo de cara.
Poder Aquisitivo e Impostos
Comparado as estado-unidenses e européias, nosso país tem uma moeda de valor menor, temos mais impostos caso cair na fiscalização da alfândega e um dos fretes mais caros do mundo, nós da América do Sul só disputamos com a África na questão frete. Além de profissões com baixa remuneração. Fica difícil comprarmos das grifes japonesas ou de qualquer outra e muita gente apela para as réplicas, isso que alguns vendedores ainda colocam na nota como presente e um valor menor. É claro que é muito atrativo para o bolso, pode-se comprar mais mas... quem dveeria ser pago pelo trabalho de criação não é. Como o professor da matéria disse "É oneroso ser ético" ou algo do tipo. Fazer o certo custa caro. O ideal seria que caso não tem condições de pagar uma peça de grife, comprasse de segunda-mão ou em lojas mais "populares".
Qualidade
Teoricamente, peças de grife você paga a mais pelo status e pela qualidade do produto, certo? Mas tem grifes lolita que estão fazendo as meninas pensarem 2x antes de comprar algo deles ou réplica. No exterior, teve o caso do sapato destruído no primeiro dia de uso e o péssimo atendimento. No Brasil, lacinhos da bolsa descolando além do meu arco [headress] que a cola começou a manchar a fita sozinho. Quando a cópia chinesa começa a ter qualidade superior que o original acho que a coisa tá feia!
Enfim, fiz uma análise a partir do que aprendi, não tenho intenção de julgar ninguém e sim esclarecer algumas duvidas. Demorei para postar pois tive problemas de saúde, espero que entendam.
Créditos dos gifs: Tyler
Direito Autoral e Registro de Design
Todos temos direito autoral de nossas criações. Caso você venda seu direito para uma empresa, você ainda permanecerá com o direito autoral moral. Mas não vem ao caso. É possível registrar seu design por um período de 10 a 25 anos, após isso, cai em domínio público somente caso não esteja ligado diretamente a uma marca. Mesmo se o produto esgotar, não é permitido cópia. Esse registro deve ser feito em cada país que deseja segurar seus direitos. Basicamente, se uma grife japonesa não registrou seu produto/estampa aqui, na China ou sei lá onde, pode fazer cópia.
Mas entra a questão ética, no qual eu diria: pode, mas não deve. Imagine, você passou uma semana ou mais pra fazer aquela super-estampa e/ou aquele super modelo daí chega um espertinho e copia seu trabalho em outro país e lucra em cima do seu trabalho sem você ganhar nada. Talvez você ganhe uma ação contra o sujeito, mas o criador do walkman demorou 30 anos pra ganhar seus direitos.
Porém, como disse anteriormente, é permitido a releitura, inclusive tem muitos produtos que tentam se assemelhar com os líderes de mercado, mas mantém sua individualidade (vejam embalagens de amido de milho). Ou seja, você adorou a estampa de carrossel "Sugary Carnival" da Angelic Pretty, você pode fazer um vestido qualquer com estampa de carrossel com doces também, desde que o consumidor mediano (ou seja, alguém que nunca viu nada do tipo lolita antes) consiga ver a diferença do seu produto com o da AP, que não vai se confundir logo de cara.
Poder Aquisitivo e Impostos
Comparado as estado-unidenses e européias, nosso país tem uma moeda de valor menor, temos mais impostos caso cair na fiscalização da alfândega e um dos fretes mais caros do mundo, nós da América do Sul só disputamos com a África na questão frete. Além de profissões com baixa remuneração. Fica difícil comprarmos das grifes japonesas ou de qualquer outra e muita gente apela para as réplicas, isso que alguns vendedores ainda colocam na nota como presente e um valor menor. É claro que é muito atrativo para o bolso, pode-se comprar mais mas... quem dveeria ser pago pelo trabalho de criação não é. Como o professor da matéria disse "É oneroso ser ético" ou algo do tipo. Fazer o certo custa caro. O ideal seria que caso não tem condições de pagar uma peça de grife, comprasse de segunda-mão ou em lojas mais "populares".
Qualidade
Teoricamente, peças de grife você paga a mais pelo status e pela qualidade do produto, certo? Mas tem grifes lolita que estão fazendo as meninas pensarem 2x antes de comprar algo deles ou réplica. No exterior, teve o caso do sapato destruído no primeiro dia de uso e o péssimo atendimento. No Brasil, lacinhos da bolsa descolando além do meu arco [headress] que a cola começou a manchar a fita sozinho. Quando a cópia chinesa começa a ter qualidade superior que o original acho que a coisa tá feia!
Enfim, fiz uma análise a partir do que aprendi, não tenho intenção de julgar ninguém e sim esclarecer algumas duvidas. Demorei para postar pois tive problemas de saúde, espero que entendam.
Créditos dos gifs: Tyler
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