quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vamos brincar de bonecas?!

(post original or Idril)


So sorry pela minha ausência em postar aqui, falta de tempo e de idéias contribuiram um pouco *muito* para isso XD Mas pois bem, eis que resolvi postar algo relacionado com as bjds ou ball jointed dolls, mais especificamente sobre Pullips, Dalls e variantes XD

intro

Você já deve ter visto por aí, em algum site, comunidade do orkut, fórum ou como avatar de msn, umas bonecas cabeçudas, de olhos enormes e corpo e mãos pequenas e pensado "wtf is that?" XD. E é muito díficil, qualquer um que seja, à primeira vista, não ter pensado algo assim.

As Pullips são o tipo de bjd que, ou você ama ou odeia.

f554_01.jpg f587_01.jpg

E o que são Pullips?

Pullips são bonecas colecionáveis criadas pela companhia coreana Cheonsang Cheonha, e comercializadas pela empresa Jun Planning do Japão. Lançadas em 2003, outras bonecas da linha Pullip foram adicionadas com o tempo:

-Namu (cancelado) - primeiro modelo masculino;

-Taeyang - segundo modelo masculino;

-Dal - modelo feminino mais infantil;

-Little Pullip - Pullips versão miniatura.

São lançadas baseadas nos meses do ano, sendo uma Pullip para cada mês, e ocasionalmente Pullip adicionais e limitadas são vendidas em datas aleatórias. Cada edição tem um nome único, além de roupas, sapatos, maquiagem e outros acessórios.

Pullips possuem um mecanismo atrás da cabeça que permite que elas movam os olhos para os lados e pisquem através de botões. São altamente articuladas e customizáveis, sendo possível trocar olhos, cabelo, maquiagem, etc. Possuem cerca de 31 centímetros de altura, e uma cabeça maior que o comum. O corpo possui cerca de 23 centímetros, assim como outras bonecas como Momokos, Barbies e J-dolls.

f576_01.jpg

A Pullip, assim como a Barbie, tem uma grande família composta por namorados, irmãs e amigas. O Taeyang é o atual namorado da Pullip.

A Dal é a irmãzinha de 13 anos do Taeyang. Ela tem ciúmes do irmão e considera a Pullip uma rival.

As Dal seguem o estilo de articulações das Pullips, porém seus olhos não fecham. Elas medem cerca de 26,3cm.

f930_01.jpg

Willian - taeyang baseado no príncipe da Inglaterra.

Entre 2003 e 2008 foram lançadas mais de 80 modelos de Pullips, são lançandas mensalmente e possuem uma quantidade limitada, normalmente ficando entre 300 e 1500 exemplares, podendo ter alguns lançamentos extras, que possuem certificados exclusivos mostrando o número de série.

Exemplos de Pullips de edição limitada:

f573_01-anotheralice.jpg

Another Alice

f574_01-anotherqueen.jpg

Another Queen

Para a comemoração do 5° aniversário de lançamento das pullips, 5 bonecas foram lançadas como parte da edição limitada "Another Alice", incluindo uma Another Alice, Another Queen, Another King (Taeyang), Another Rabbit (Dal) e uma Another Clock Rabbit (Dal]); todos inspirandos em Alice in Wonderland. Em 200 a Jun Planning começou a lançar Pullips das personagens da série Rozen Maiden (yay *o*) e não são edições limitadas, com exceção da 7ª boneca, Kirakishou. Em seguida vieram outras Pullips baseadas em animes/mangás como Hello Kitty, Rei Ayanami, Asuka Langley (Neo Genesis Evangelion), Sebastian, Ciel e Grell (Kuroshitsuji) e muitos outros o/

f567_01.jpg f568_01.jpg

f569_01-1.jpg f570_01.jpg

hinaichigo.jpg kana.jpg

A Jun Planning está planejando uma nova parceria para a confecção de bonecos Dal, Pullip e Taeyang. Dessa vez os Japas saíram melhor que a encomenda quando foram escolher seus parceiros. A empresa que cedeu alguns de seus personagens para a criação de bonecos Jun foi a DISNEY!

No Doll Carnival 2008, que aconteceu em Novembro foram expostos alguns dos possíveis bonecos que seriam frutos dessa colaboração, a série Peter Pan foi a que recebeu o maior destaque.

Nessa série, a Dal seria a Sininho, a Pullip o Peter Pan e o Taeyang o Capitão Gancho.

peterpan.jpg

Também foi exibida a série princesas Disney, onde seriam homenageadas a Branca de Neve, Cinderela e Aurora. Todas seriam representadas pela Pullip.

princesas.jpg

Outros possíveis personagens que teriam sua forma Jun Doll são: Jafar, Aladim, Pinóquio, Jessie e Woody do Toy Story, e alguns anões da Branca de Neve (seriam representados por Dals!).

toystory.jpg

Uma das melhores coisas de se ter uma Pullip:

Normalmente que é fã e coleciona Pullips (e Dalls, e Taeyangs e etc...) trata suas belas bonecas como verdadeiras filhas e filhos, dando um nome, escolhendo hobbies e interesses, tirando fotos delas e o que é uma das coisas mais divertidas: customizar a sua boneca (ou seja, deixá-la do jeito que você quer =D) o/

3390380411_d79b6a4bce_o.jpg

3401418401_7fd994cc14_o.jpg

Existem pessoas mais habilidosas com corte e costura que fazem suas próprias roupinhas e acessórios para suas Pullips, mas para os menos habilidosos, existem algumas lijas virtuais que vendem roupas, acessórios e até mobílias para Pullips e Dalls. Perucas e artigos de maquiagens para as bonecas também podem ser encontrados para comprar.

custo1

100_1475.jpg

Todas essas coisas podem ter vários níveis de qualidade, desde o mais amador ao mais profissional e os preços vão se elevando, algumas roupas de Pullips chegam a custar tanto quanto roupas para pessoas reais mesmo XD Mas para as mais fanáticas colecionadoras, isso não importa, desde que suas "filhinhas" fiquem bem vestidas e bonitinhas!

Fontes e contribuições de imagens e informações:

http://pullipnoie.simpleboard.net/index.htm

http://www.thevalleyofthedolls.com/dollshop.php/Dal

http://www.jun-doll.com/index.php

http://pullip.com.br/

http://en.wikipedia.org/wiki/Pullip

smhautes2.jpg

Post original em: http://iki.nireblog.com/post/2009/04/25/vamos-brincar-de-bonecas
Comentários do post original:
São as famosas "bonequinhas cabeçudas" hauhuahuahua... Elas são legais e acho bonitinhas até, mas quero mesmo é colecionar umas LUTS, mas só qdo tiver muita grana ç.ç
E já fica a sugestão de um novo post, falar sobre as LUTS e similares xD
Hidekee — 26-04-2009 - 13:13:22 GMT -3
É mesmo, mas as Luts de RM são muito estranhas, nunca gostei delas XD
Pode ser que eu faça uma continuação com as Luts e Volks XD
Idril — 26-04-2009 - 20:23:42 GMT -3
Amei o post!
Pullips e Dalls são uma graça, e eu acho muito legal poder customizá-las.
Seria maravilhoso ter uma coleção, mas são bem caras...
Gostei da sugestão para o próximo post, vou gostar de um review de Luts e Volks ^^
Hina Niichan — 29-04-2009 - 22:34:03 GMT -3

Nenhum comentário:

Postar um comentário