segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Manba em anime

Bem, minha primeira postagem aqui no Iki Ningyou e já aviso que não sou ninguém entendido em moda ou afins, mas estou postando uma coisa que vi em um anime semana passada que me levou a refletir um pouco sobre o assunto e daí decidi postar aqui.

Como já foi comentado antes neste blog, existem um estilo das garotas se vestirem no Japão chamado manba. Achei interessante que aparece no anime Nyan Koi! que estreiou nesta temporada uma personagem que é exatamente neste estilo, chamada Kanako.

A garota no anime é do tipo decidida, que toma atitudes e meio o que podemos chamar de "mulher-macho" aqui no Brasil. O interessante em questão não é a atitude dela isolada mas que ela quando mais nova era uma típica garotinha doce e calminha, toda delicada. Em um dado momento ela comenta com seu amigo de infância Junpei que queria deixar de ser a chorona de antes e por isto ela passou a usar as maquiagens de uma manba. Ou seja, a "máscara" de usar maquiagens pesadas lhe dava uma sensação de liberdade que não teria de cara limpa ou mesmo coragem para ser quem queria ser.

Segundo o que a Ichigo me contou, garotas chegam a ficar 2 horas se maquiando para antes de sequer sair na rua, para que não seja reconhecida sem suas maquiagens. Pelas maquiagens serem caras demais e elas usarem sempre, por isso que muitas chegam a aceitar fazer favores em troca de grana ou presente para manter seu estilo de vida. Estilo de vida pois se ela precisa disso para viver, a ponto de não sair na rua sem maquiagem, então ela acaba realmente precisando das maquiagens para viver de certo modo.

A personagem do anime não chega a tanto, mas ela começa o anime reclamando que estava sem dinheiro para comprar as maquiagens. Um acidente com um balde d'água que jogam nela e no protagonista acaba arruinando a sua maquiagem. Interessante que ela comenta que como não era verão (estavam no outono) ela não comprou maquiagem a prova d'água. Nem sabia que tinha esse tipo de maquiagem, sendo meio surpresa para mim. Mas depois pensei e tem sentido algumas coisas: se elas usam sempre as maquiagens, então tem que suportar a chuva também; se até a prova d'água é, então explica o valor alto das maquiagens.

Bem, daí no final garota é convencida a usar sua cara limpa e abandona o estilo manba de ser, até porque estava sem dinheiro para manter e duvido que a personagem em questão faria serviços extras para garantir sustento para seu estilo. Então um final para o episódio um tanto esperado até. Detalhe que o protagonista da série, que é amigo de infância da garota, a chama de bruxa e pelo que fiquei sabendo yamanba seria algo como bruxa da montanha. Não sei se manba significa em si bruxa, mas não deixa de ter uma certa correlação entre o visual estranho e bruxas japonesas que se isolavam nas montanhas segundo algumas lendas.

Mesmo sendo pouco, deu para mostrar no anime como tem garotas que usam a moda para se esconder e se sentirem mais fortes. Não só garotas para ser sincero, tendo garotos também, embora não tão visível. Basicamente uma coisa que acontece durante a adolescência quando o ser humano se vê precisando de um grupo, de uma "tribo" como chamam por aí, para que se sinta inserido na sociedade de alguma forma. Não sei se é necessidade primária do ser humano de depender de um grupo mais fechado além da família ou algo mais que efeito da sociedade em exigir que cada um tenha seu grupinho particular, para simplesmente ser mais facilmente rotulado.

No caso das manbas tem a "vantagem" de elas realmente mudarem o rosto e poderem agir de forma mais confiante, podendo quebrar os padrões da rígida e tradicional sociedade japonesa. O fato é que não precisamos ir até o Japão e ver as manbas como se comportam e como são escravas do estilo, já que por aqui mesmo vemos isso, mas resaltando muito menos, claro. Basicamente é seguir um estilo para poder se sentir intergrada e ser como quer ser de verdade.

4 comentários:

  1. Adorei o fato de terem explorado este estilo numa animação S2 *esperando ver fairy keis num mangá/anime, já que lolita ou inspi' lolita tem de monte*

    ResponderExcluir
  2. Nooooffa '-'
    Legal o post, tava com uma dúvida sobre oq era esse estilo, ja tinha ouvida minhas amigas flarem mas, nem elas sabiam direito explicar :/ (xD)
    Agora eu ja sei o/

    ResponderExcluir
  3. Eu tb achei legal colocarem no anime, mostrando o estilo de se vestir e tal xD

    PS: ADOREI O PULA PIRATA HUAHUAHUAHU...

    ResponderExcluir
  4. Poxa,interessei nesse anime *_____________*
    Eu sempre achei manba esquisito,mas enfim.

    ResponderExcluir